O empresário que atua há mais de 17 anos no ramo funerário de Macaúbas e região, Luiz da Funerária Pax Regional como é conhecido, trouxe pra Macaúbas um curso juntamente com o Centro de Tanatopraxia Agnus Dei , um curso inovador, Tanatopraxia.

Entenda melhor no vídeo abaixo:

Endereço: Rua Leobino Soares nº 03, em frente ao Hospital Regional de Macaúbas.

Fone: (77) 3473-2590 ou 9 9944-2714


O que é a tanatopraxia: Conheça a técnica e sua importância.

Tanatopraxia é uma técnica antiga, que visa a preservar a boa aparência do falecido. A ideia é conservar o corpo e prepará-lo para o velório ou cerimônia de despedida. Normalmente, esses momentos são marcados pelas lembranças boas e saudade. Logo, é necessário prezar pela imagem da pessoa também.

É uma técnica moderna de conservação de corpos. Aliás, vale a pena frisar, se trata de uma prática utilizada em vários países do mundo. Ela não está relacionada a nenhum processo interno, como a necropsia ou a retirada de órgãos, por exemplo.

A prática consiste na higienização e conservação dos corpos, por meio de injeção de líquidos, a fim de garantir uma boa última apresentação. Hoje, a técnica já está consolidada no mercado funerário.

Um profissional responsável pela tanatopraxia é conhecido como tanatopractor e a profissão exige curso na área.

Entenda qual é a importância da tanatopraxia.

A última lembrança de alguma pessoa querida não deve ser ruim. Isso pode causar ainda mais dor e sofrimento em quem acaba de perder alguém.

A função da tanatopraxia vai muito além de estética e aparência. O objetivo e sua importância é proporcionar um momento menos doloroso à família e aos amigos presentes. Assim, é possível ter em mente recordações mais felizes e menos pesadas. O valor do serviço é psicológico e emocional.

Portanto, além de minimizar as ações naturais que mudam, aos poucos, um corpo sem vida, a tanatopraxia é importante para terceiros. Aqueles que perderam alguém e lidam, no momento, com a dor e a saudade. A prática visa a facilitar o período de adaptação e recuperação desses indivíduos.

Saiba como é o processo de tanatopraxia

Esse processo é realizado por meio da utilização de produtos químicos no corpo sem vida. Trata-se de uma alternativa pouco agressiva e eficiente, quando comparada a métodos mais antigos, como o embalsamento.

Profissional habilitado para a função tem a capacidade de prolongar cerimônias de homenagem, como os velórios.

Assim, parentes e pessoas mais próximas podem velar o corpo com mais tranquilidade e respeito.

Além de contribuir para o aspecto mais saudável, a tanatopraxia é capaz até mesmo de certas reconstruções, como de rosto. Muitas mortes são provocadas por acidentes de carro, por exemplo. Em muitos desses casos, os corpos podem sofrer alguma lesão ou traumas fortes demais.

Há, também, ocasiões em que os corpos já são encontrados em estágios de decomposição, mas que, por meio da tanatopraxia, podem ser, de certa forma, reconstruídos.

Quanto tempo dura o corpo depois da tanatopraxia?

A resposta para essa pergunta é variável. Dependendo da causa e das circunstâncias da morte, o corpo pode demorar horas ou até mesmo dias para ser completamente tratado antes de ser apresentado.

Já em relação ao tempo em que o processo permanece agindo no corpo, também não há uma receita de bolo. Pode demorar longas horas, para velórios mais demorados.

Fonte das informações: [www.facilitaseguros.com.br/blog/o-que-e-tanatopraxia]