O município de Macaúbas está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada Diamantina Meridional. Faz limites, ao Norte, com os municípios de Boquira, Paratinga e Ibipitanga, ao Sul com Botuporã, Tanque Novo, Igaporã, ao Leste com Rio do Pires e a Oeste com Riacho de Santana. Fica a 682 km da capital baiana Salvador.  

O território era primitivamente habitado por índios tuxás, procedentes de regiões ribeirinhas do São Francisco. Iniciou-se o povoamento no século XVIII, no lugar “Coité”, com a fixação de bandeirantes que transitavam pelo Rio São Francisco, em busca de ouro e diamantes. Formou-se o arraial de Coité onde se edificou a capela de “Nossa Senhora da Imaculada Conceição”. O desenvolvimento do comércio, mantido pelos fundadores, motivou a extensão do povoado até a localidade Estiva. Em 1932, mudou-se a denominação para Macaúbas. Pela Lei Provincial nº 124, de 19 de maio de 1840, criou-se a freguesia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Macaúbas. O topônimo, segundo a tradição, originou-se do nome da palmeira “macaúba” existente em abundância no local, mas atualmente extinta.

Planta Macaúba – Foto reprodução

Os nativos de Macaúbas são chamados macaubenses. Gentílico: macaubense Formação Administrativa Elevado à categoria de vila com a denominação de Macaúbas, pelo decreto de 06-07-1832, desmembrado do município de Urubu. Sede na antiga povoação de Macaúbas. Instalado em 23-09-1833. Distrito criado com a denominação de Macaúbas, pela lei provincial nº 124, de 19-05-1840, subordinado ao município de Urubu. Pela lei provincial nº 1788, de 30-06-1877, é criado o distrito de São Sebastião e anexado ao município de Macaúbas. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila aparece constituída de 4 distritos: Macaúbas, Lagoa Clara, Santa Rita e São Sebastião. Assim permanecendo nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920. Elevado à condição de cidade com a denominação de Macaúbas, pela lei estadual nº 1761, de 10-06-1925. Pelos decretos estaduais nºs 7455, de 23-06-1931, e 7479, 08-07-1931, o município de Macaúbas adquiriu o território do extinto município de Bom Sucesso, como simples distrito. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece constituída de 5 distritos: Macaúbas, Bom Sucesso, Lagoa Clara, Santa Rita e São Sebastião. Pelo decreto nº 8830, de 02-03-1934, desmembra do município de Macaúbas o distrito de Bom Sucesso. Elevado novamente à categoria de município.

Macaúbas – Foto Reprodução (2017)

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece o constituído de 6 distritos: Macaúbas, Assunção, Betânia, Monte Belo, Santa Rita e São Sebastião. Não figurando o distrito de Lagoa Clara, voltando a condição de povoado. Pelo decreto-lei estadual nº 11089, de 30-11-1938, o distrito São Sebastião tomou a denominação de Caturama. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 6 distritos: Macaúbas, Assunção, Betânia, Caturana (ex-São Sebastião), Monte Belo e Santa Rita. . Pelo decreto-lei estadual nº 141, de 31-12-1943, confirmado pelo decreto estadual nº 12978, de 01-06-1944, o município de Macaúbas sofreu as seguintes modificações: o distrito de Assunção para Boquira, Betânia para Canatiba, Monte Belo para Botuporã e Santa Rita para Bucuituba. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 6 distritos: Macaúbas, Boquira (ex-Assunção), Botuporã (ex-Monte Belo), Bucuituba (ex-Santa Rita), Canatiba (ex-Betânia) e Caturana. Pela lei estadual nº 628, de 30-12-1953, foram criados os distritos de Lagoa Clara e Tanque Novo, ambos (ex-povoados), criados com terras desmembradas do distrito de Botuporã e anexados ao município de Macaúbas. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 8 distritos: Macaúbas, Boquira, Botuporã, Bucuituba, Canatiba, Caturana, Lagoa Clara e Tanque Novo. Assim permanecendo em divisão territorial de datada de 1-VII-1960. Pela lei estadual nº 1647, de 22-03-1962, desmembra do município de Macaúbas os distritos de Botuporã, Caturama e Tanque Novo, para constituir o novo município de Botuporã. Pela lei estadual nº 1663, de 06-04-1962, desmembra do município de Macaúbas os distritos de Boquira e Bucuituba, para constituir o novo município de Boquira. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Macaúbas, Canatiba e Lagoa Clara. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/bahia/macaubas.pdf






Macaúbas celebrou seus 188 anos em 2020, e nas imagens abaixo retornamos ao passado…. Recordar nossa história.

Iniciamos nossa viagem ao passado ao galope de um quadrupede… Na época, para muitos, a única opção de transporte…

Eis aqui centenas deles… Aqui Praça da Feira, neste poto aparece onde é hoje a Farmácia de Betinho, casa na esquina Comercial de Zé Roberto e a lateral fica casa dos Oliveiras…

Ainda na linha do transporte, tem-se o carro de boi tradicional e logo atrás um caminhão que para a época era sinônimo de modernidade e expectativa de crescimento e progresso… E ela continua…

 

Praça da Matriz… A primeira casa é hoje a casa do Sr. Gileno Leão, em seguida dois casarões, ha apenas um deles, os dos Borges…

Aqui rua Dr. Vital Soares, antiga rua Direita, na esquina a “Casa das 22 janelas”, onde é hoje o Banco do Brasil…

Nesta época os eventos cívicos e religiosos eram as atrações das famílias, além de ter participação ativa da população, ver-se ai o Sete de Setembro ou Desfile de Primavera…

Uma imagem singular, Feia Livre de Macaúbas… Ver-se objetos do artesanato local sendo negociado… Aqui era a parte baixa da feira, logo em frente a Loja Dai Montão… Ao fundo onde é hoje a Casa do Agricultor… Ver-se uma bicicleta, começamos a andar sobre duas rodas…

Ainda praça da Feira… Subindo a rua Rui Barbosa…

Praça da Matriz… Mais recente, ver-se a Fundação Cultura e o Museu… Este prédio no canto é na verdade um prédio Escolar Aplicação Amélio Costa, onde mais tarde funcionaria a Telebahia e Filarmônica, hoje deu espaço ao Palco de eventos…

A mesma imagem de outro ângulo…
Observem que o Prédio da Fundação não tinha sofrido uma intervenção, que foi a construção da escada “sobe/desce” (com a visto hoje) e nesta época estava sem a pintura que aparece na primeira imagem, até a palmeira…

Praça da Matriz… Aqui o fotografo da época deu um estilo diferenciado na imagem.

O centro da cidade sempre foi local preferido para os amadores e profissionais da fotografia… Prédio da atual Biblioteca Pública e Arquivo Público Municipal, antes Prefeitura e Câmara de Vereadores.

Ainda Praça da Matriz… Uma imagem rara, onde agrupa os principais prédios e casarões do velho centro… Na foto desfile de Sete de Setembro…

A primeira Matriz, com sua duas torres laterais, segundo consta o legítimo Barroco… Com a intervenção, construindo-se a torre central, perde Macaúbas o que seria hoje uma das igrejas mais belas da Bahia/Brasil… 

Praça da Matriz… Festa de 08 de Dezembro…

Desfile de 7 de setembro vindo da Rua Direita e entrando na Praça…

Fachada da antiga Matriz, com sua duas torres laterais…

Aqui a Igreja Matriz aparece sem um de suas torres a do lado direito, motivos que levaram a intervenção em vez de tentar reconstruir… Ver-se a presença do Padre Zé Maria…

Também uma imagem rara… Fundo da Igreja, atua Biblioteca… Um belo largo…

A religiosidade sempre este presente no povo de Macaúbas… Aqui segundo costa é imagem de uma procissão de mulheres pedindo chuva…

Outra imagem também rara… Ver-se a Matriz e seu lado direito, menos fotografado, pois deste lado não tinha grandes casarões, mas nota-se uma grande casa da esquina, até hoje preservada, hoje da família dos Apóstolos…

Rua Dr. Vital Soares…

Imagem parcial… Não muito antiga, aparece ai a imponente torre da nova igreja…

E a era moderna chega fazendo muito barulho… Um dos primeiros trios elétricos a passar por Macaúbas… 

E a era “colorida” começa a dar uma nova imagem a cidade… Rua Dr. Manoel Vitorino, sendo ornamentada para as festas de São João…

Com a data no canto da fotografia: agosto de 1980… Mas ai era festa de São João, mas a foto só foi revelada no mês de agosto… Nesta época é que se começou a derrubada de alguns casarões em nome do crescimento imobiliário e progresso comercial…

Década de 90… Imagem ainda recente na mente de muitos jovens… A igreja matriz pintadas de caramelo, o redondo, o famoso “sobe/desce” e paredão!…

Mais recente ainda… Imagem tirada da torre da Igreja, mostra uma “mata urbana” no 
centro da Cidade… Neste momento Macaúbas se preparava para mais um São João, nota-se pela montagem de barraquinhas na lateral da Praça… 
Atual Praça da Matriz – São João 2017

Atual Praça da Matriz


Fotos antigas: Blog do Alécio


Participe do Grupo: Clube de Fotos Antigas de Macaúbas no Facebook e veja mais fotos…