O “Pedal pra Lapa” foi uma iniciativa de alguns ciclistas de Macaúbas, que movidos pela fé, interesse e o desafio de andar de bicicleta, concretizaram pela primeira esse feito em fevereiro de 2019, desse grupo participaram os ciclistas: Igor Santana, Marcos, Zé de Dó, Gilvan e Naldo, que foram os primeiros ciclistas a concluírem o percurso de 284 km de ida e volta entre os municípios de Macaúbas / Bom Jesus da Lapa.
Esse passeio “Pedal pra Lapa” estimulou outros ciclistas a ingressarem nesse desafio.
No início desse ano, o “Pedal pra Lapa” foi divulgado no grupo dos Pedaleiros do Sertão, enfatizando a necessidade dos treinos, do condicionamento físico e mental, como também de possuir os equipamentos de segurança e bicicletas preparadas para a realização do desafio.
Para se prepararem, aos finais de semana realizavam-se treinos coletivos para testar as bicicletas e a capacidade física de cada um; passar horas sobre esforço constante: como enfrentar sol quente, sede, subir morro e pedalar muito eram alguns dos exercícios realizados por esses guerreiros…
As dificuldades foram presentes no dia a dia; conseguir tempo para os treinos, lidar com as dores no corpo, manutenção das bicicletas, gastos com equipamentos e outros produtos; fez o desânimo e o pessimismo presentes em várias ocasiões, muitos pensaram em desistir.
Mesmo enfrentando tantas dificuldades, o companheirismo, a parceria e a vontade de superarem os próprios limites, falaram mais alto, e no raiar do dia 5.jun.2021, os 11 ciclistas: Gilvan, Naldo, Zé de Dó, Marcos, Lucélio, Diego, Ricardo, Jean, Silvio, Júnior e Thiago; seguiram rumo a Bom Jesus da Lapa, chegando na “capital da fé” por volta das 15 horas.
Depois de um breve descanso foram visitar a bela Catedral de Nossa Senhora do Carmo.
Ao amanhecer do dia seguinte 06.jun.2021 antes de retornarem à Macaúbas, esses bravos esportistas, foram no Santuário do Bom Jesus, agradecer, rezar e pedir ao Bom Jesus proteção para a humanidade na luta contra a COVID-19 e também na viagem de volta para casa; após pedalarem por 142 km, por volta das 18 horas, chegaram em Macaúbas; cansados, mas gratos por essa conquista.
Foi uma experiência única, uma peregrinação pra toda vida, testaram seus limites, reafirmaram a fé e a crença em um Deus misericordioso que sempre está presente em qualquer situação.
A paixão pelo ciclismo, a amizade e a fé guiaram esses ciclistas para a realização do “Pedal pra Lapa”.
Esses bravos esportistas nos pediram para agradecer ao apoio de todos e nos informaram o desejo de fazer essa peregrinação ciclística novamente em 2022.
Informações: Blog Jovane Sales