O IBGE publicou no dia 18 de fevereiro dois editais para contratar temporariamente 204.307 pessoas para trabalhar na organização e na coleta do Censo Demográfico 2021. São oferecidas 181.898 vagas para recenseador16.959 para agente censitário supervisor (ACS) e 5.450 para agente censitário municipal (ACM) em 5.297 municípios do país. Os quadros de distribuição das vagas estão disponíveis para consulta no site do Cebraspe, empresa organizadora dos processos seletivos. 

As inscrições para ACM e ACS vão até 15 de março. Já para recenseador, as inscrições começaram dia 23 de fevereiro a vai até 19 de março. Para concorrer à função de recenseador, o candidato deve ter nível fundamental completo, e para ACM e ACS, ensino médio concluído. No ato da inscrição, o candidato poderá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova. A taxa de inscrição (R$ 39,49 para ACM e ACS, e R$ 25,77 para recenseador) poderá ser paga pela internet ou fisicamente em qualquer banco ou casa lotérica.  

As vagas são temporárias e os contratos terão duração prevista de três meses para a função de recenseador e de cinco meses para ACM e ACS, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária. A contratação temporária é regida pela Lei nº 8.745/1993.

Assista ao vídeo e fique por dentro:

São 40 vagas para trabalhar na subárea de Macaúbas. Podem ser conferido no site da banca organizadora do concurso, a CESPE, os editais, upload da documentação para pedido de isenção da taxa de inscrição, apostila de estudo dos conhecimentos técnicos, quadro de vagas, código de ética do IBGE, dentre outras informações.

https://www.cebraspe.org.br/concursos/ibge_20_recenseador 

https://cebraspe.org.br/concursos/IBGE_20_AGENTE

Das 5 vagas disponíveis para Agente Censitário, o primeiro colocado ficará com a vaga de ACM, e as 4 vagas restantes para Agente Supervisor. A prova é a mesma para ambos. Para a inscrição e acesso ao edital, acesse a página da Cespe:

https://cebraspe.org.br/concursos/IBGE_20_AGENTE

O Recenseador receberá um Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) para desempenhar suas funções de trabalho, em campo (de porta em porta), e orientações através de mapas e supervisão. O seu salário é de acordo com o número de domicílios visitados e questionários respondidos por setor censitário, ou seja, se fizer mais, ganhará mais, lembrando que, existe diferença de valor recebido entre os setores censitários devido haver dificuldades de acesso e a distância entre os domicílios.

https://www.cebraspe.org.br/concursos/ibge_20_recenseador.

Resultado final dos aprovados será divulgado em 27 de maio. Os trabalhos irão começar no dia 01 de agosto de 2021, período de realização do Censo.

Além das provas objetivas, o candidato aprovado para Recenseador terá um treinamento presencial e depois um teste final de caráter eliminatório e classificatório. Será habilitado para trabalhar aquele candidato que fizer o teste final e obter 50% de acertos, no mínimo, e 80% de frequência. O treinamento terá duração de 5 dias, com carga horária de 8 horas diárias, e a Cespe divulgará o local e data em momento oportuno.

Link para estimar o salário do recenseador:

https://censo2021.ibge.gov.br/trabalhe-no-censo/estimativa-de-remuneracao.html

Para a realização das provas, a CESPE adotará todas as medidas de segurança e protocolo adotados pelas autoridades sanitárias, como forma de prevenção do Covid-19.

Lembrando a todos que tem vagas disponíveis em todos os municípios. Segue a baixo o quadro de vagas nos municípios do Vale do Paramirim sob Coordenação do Coordenador Censitário da Subárea de Macaúbas.

Fonte: IBGE

Informações: Coordenador Censitário do IBGE da Subárea de Macaúbas e Economista: João Batista.