Idealizador de projetos sociais no município, o Macaubense Claudomiro Sousa em contato com a nossa redação no início deste novo ano de 2021, relatou o sentimento de tristeza por não ter realizado no final do ano de 2020 os seus projetos principias: como o NATAL SOLIDÁRIO e PROJETO SOCIAL CANTINHO DA LEITURA, PINTURA E DA FÉ.

A Praça Imaculada Conceição ficou sem o brilho do Presépio e do Cantinho da pintura que já era tradição no mês de dezembro. Claudomiro Sousa recebeu inúmeras mensagens e ligações de pessoas lamentando a impossibilidade da realização dos seus projetos no município.

PROJETO SOCIAL CANTINHO DA LEITURA, PINTURA E DA FÉ:

Em 2020 foi um ano atípico, estivemos e ainda estamos confinados em nossas casas, na maioria das vezes, restrito ao contato familiar e as redes sociais, ou seja, sem a interação.  A ausência do contato com outras crianças da mesma faixa etária através dos projetos sociais que viabilizam mais cultura foi de muito pesar, pois esta interação deixou saudades e revelou ainda mais, sua importância e contribuição no desenvolvimento infantil. Isto deixou muito entristecido, tanto o idealizador como os frequentadores do ambiente.

Com início em 2017, onde o idealizador (Claudomiro), apoiado por “Abude Plásticos e Thales Antônio Freitas”, almejava criar um espaço/ambiente onde os “pequenos” macaubenses, além do lazer, pudessem desenvolver mais a criatividade, expressões artísticas, bem como, despertar a curiosidade e interesse pela fé.

ANO – 2020

 

NATAL SOLIDÁRIO EM MACAÚBAS:

Desde 1988 Claudomiro Sousa, vem realizando “Natais Solidários” no município de Macaúbas, inicialmente como forma de gratidão a Deus pelo fato do seu filho não ter sequelas de uma Meningite. Com o passar do tempo, o idealizador Claudomiro sentiu a necessidade de dar continuidade ao projeto, pois percebeu nas crianças alvo de seu projeto, a felicidade estampada na face daquelas crianças durante o comtemplar do festivo do natal, os risos ao receber o seu brinquedo e o degustar das guloseimas e bolo do natal.

Para muitas crianças era somente aquela festa, a sua comemoração do natal…

 Aquele brinquedo era o único presente natalino…

Aquela decoração fantástica era vista quase que somente ali, naquela festividade natalina…

 Ainda mais com a presença do Papai Noel em “pessoa” a lhe entregar tamanha fantasia…

É através deste Natal Solidário, a única forma de presentear a comemoração do natal de muitas crianças do município de Macaúbas. Por conta disso O Papai Noel Claudomiro se sentia motivado para prosseguir com seu amado projeto, por que era aquela circunstância que ELE e seus apoiadores e patrocinadores (José David Sant`Ana, Abude Plásticos, Thales Freitas …) propiciavam aqueles inocentes e “por hora impossibilitadas” crianças de festejar o Natal de outra forma.

Há 33 anos estes festejos tomaram conta da minha alma, são planejamentos e grandes desafios, desafios esses socorridos muitas vezes pelos apoiadores e patrocinadores, enfim, uma imensa e grandiosa festa!

2020, uma ruptura acontece e vem para dar uma pausa… Com essa pausa podemos refletirmos para olharmos ainda mais para a vida… O que temos feito?  O que temos feito pelo o outro?

Diante dessa premissa Claudomiro Sousa se inspira para a continuação dos seus projetos, e em breve outros projetos virão numa contemplação bem maior, bem mais intensa.

O próprio Claudomiro segue vislumbrado com a possibilidade de prosseguir e de contribuir mais… Assim continuará a realizar os natais, o Cantinho da leitura e outros projetos, envolvendo apoiadores, patrocinadores, familiares e amigos tornando uma tradição no município de Macaúbas, bem como, está aguardando um 2021 promissor.

ANO – 2020

“Que Deus nos abençoe e que, em 2021 eu possa ter um devido apoio para que ampliamos mais e mais este projeto. Gratidão!!!” Fala de Claudomiro.